Estudo
à distância avanços e desafios
Silvia Helena Viana da
Silva Falcão
Pacajus
30/04/2013
Falar
de educação à distância, ser torna um tema bastante desafiador, primeiro por
ser polêmico e segundo por ter muitos significados muitas vezes positivos e outras
vezes negativos.
Ensino,
estudo ou educação à distância para mim significa um desafio intrínseco, pois
muitas vezes achamos que a ação de estudar à distância é fácil, mas quando
passamos a vivenciar essa modalidade de ensino, nos deparamos com um caminho
que exige bastante responsabilidade e determinação.
Para
Moran, “Educação on-line é um conjunto de ações de ensino aprendizagem que são
desenvolvidas através de meios telemáticos, como a Internet, a videoconferência
e a teleconferência”, dessa forma significa uma forma de ensino e aprendizagem factual
e participativa, pois os alunos fazem parte de uma modalidade de ensino
virtual, ou seja, existe uma grande interação entre os professores e alunos,
pois a rapidez de comunicação da rede se faz permitida.
É
importante essa pedagogia da educação on-line, pois somos sabedores que ainda
existem em nosso país lugares e pessoas que não podem por algum motivo
frequentar os bancos das universidades presencias, muitas vezes por vivenciarem
uma rotina e carga horária de trabalho bastante extensiva e cansativa. Essas pessoas
deixam as oportunidades passarem e se classificam como pessoas que não são
capazes de superar as dificuldades apresentadas no dia a dia.
Ser
aluno de um curso à distância é muitas vezes instigante e promissor, pois ao
mesmo tempo nos permite a ter um controle de horários de estudos, acesso a
vários textos e interação, também apresenta uma gama de novas formas
interessante de aprender, isso tudo por que acontece em um processo interativo
e de novas metodologias e é todos esses benefícios que hoje a procurar por esse
tipo de cursos tem se proliferado não só no Brasil, mais também no mundo todo.
Realmente fazer curso à distância é muito desafiador... E este que estamos fazendo então, nem se fala!!! Uma dica: Você tem que colocar as outras atividades!!! para o blog ficar completo para avaliação!!!
ResponderExcluirAbraço!!!